Dizem que amizade verdadeira resiste a tudo, inclusive, tempo e distância. E, uma prova muito real disso está na iniciativa de um grupo de amigos que se reuniu em Erval Velho no último final de semana depois de 48 anos. Alguns permaneceram morando perto, outros mudaram-se para outras cidades do Brasil, mas, fizeram questão de se deslocar e poder reviver as lembranças de uma época que está marcada em suas memórias e em seus corações.

A amizade começou na década de 60 quando eles cursaram o primário e o ginásio no Grupo Escolar Coronel Henrique Rupp, então dirigido pela professora Adiles Filipini Bernardi Mendonça em Erval Velho. Na época, muitas atividades, entre elas, gincana e futebol uniram o grupo, mas, como era de esperar, ao finalizar os estudos cada um seguiu com sua vida e com seus destinos. No entanto, no ano passado, Dirceu Calgaro percebeu que tinha na sua agenda de contatos do celular o telefone de Joecir Provensi (apelido Siloca), de Edilson Ramos, Paulo Roberto Cassaniga e Celso Castaldelo e resolveu montar um grupo de WhatsApp. Em pouco tempo, de cinco integrantes eles passaram para 30 pessoas naquele grupo e começaram a partilhar as histórias passadas.

Ao longo das conversas surgiu a ideia de um reencontro e foi o que aconteceu no final de semana e feriado de finados. Na oportunidade, grande parte dos integrantes do grupo compareceu, entre eles a Diretora Dona Adiles, lembrada sempre pelo pulso firme com que conduzia o colégio e também a Servente e merendeira Dona Zilda e foi então que eles confraternizaram em um jantar, um almoço e ainda deram graças pela vida e amizade durante a missa de domingo.


Durante a celebração da missa, que também teve a presença das professoras da época, Leda , Olga, Dirlene, Edite, Marlene e Lenita, a emoção tomou conta dos presentes.  Tanto pelos relatos partilhados, como pela homilia feita pelo Padre e que foi direcionada ao grupo de amigos. Houve ainda, homenagem para os colegas já falecidos, Sergio Giacomini, Jozemar Zancanaro (Joze) e Edemar Pirovano (Leco).

“Foram mais de 40 anos de amizade adormecida e que aflorou assim que nos reencontramos. Foi intenso e emocionante. Infelizmente, não foi possível reunir todos, mas a grande maioria pode participar e ficamos muito felizes por isso” afirmou Dirceu.

Ao final os amigos voltaram para a casa com a sensação de ter vivido um final de semana maravilhoso e com a certeza que valorizar pessoas especiais e partilhar momentos de alegria e lembranças dá sentido à vida.

Deixe seu Comentário